Quinta, 15 de novembro de 2018
(61) 9 8132-2082 | (61) 9 8192-1769 | (61) 9 9581-1957
Dica dos Editores

22/10/2017 ás 12h33 - atualizada em 18/01/2018 ás 00h30

608

André Luiz

Brasília / DF

Assista Avatar | A lenda de Aang na Netflix
Saiba tudo sobre esse desenho
Assista Avatar | A lenda de Aang na Netflix
Imagem da Internet

 


Vai ficar em casa esse final de semana? Então aproveite para assistir ou reassistir Avatar: The Last Airbender (Avatar: A Lenda de Aang no Brasil), é uma série de desenho animado estadunidense-coreana influenciada por animes, co-criada e produzida por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko na Nickelodeon Animation Studios, em Burbank, Califórnia.

A série é baseada em antigas lendas que derivam do folclore japonês e chinês e todos os 61 episódios estão disponíveis na Netflix.

Avatar se passa em um mundo influenciado pelas artes marciais e cultura asiática, especialmente kung fu misturado com magia relacionada com os quatro elementos (ar, água, terra e fogo) e mitologia chinesa.

Uma mistura de elementos asiáticos, especialmente das culturas japonesa e chinesa, bem como ao nível do estilo anime e elementos de desenhos norte-americanos.

A série conta as aventuras de Aang, o atual sucessor de uma longa linhagem de Avatares. Ele e seus amigos têm a missão de salvar o mundo dos ataques da Nação do Fogo, que tem como objetivo o domínio de todo o mundo.

Enredo:

Numa era perdida, a humanidade dividiu-se em quatro nações: os Nômades do Ar, as Tribo da Água, a Nação do Fogo e o Reino da Terra. Dentro de cada nação, há uma ordem de homens e mulheres notáveis, chamados de "Dominadores", que são capazes de manipular um dos quatro elementos nativos, fazendo uma "dobra", que combina artes marciais variadas. Para manter o equilíbrio entre estas nações, existe um único dobrador que é capaz de controlar os quatro elementos. Esse dobrador é o "Avatar", um escolhido que manifesta o espírito do mundo em uma forma humana. Quando o Avatar morre, o seu espírito reencarna noutra nação seguindo um ciclo milenar. Começando com o domínio de seu elemento nativo, o Avatar vai aprender como comandar todos os quatro elementos. Ao longo das eras, as incontáveis encarnações do Avatar serviram para manter as quatro nações em harmonia.

Porém, na época em que se passa a história, a Nação do Fogo iniciou uma guerra cujo objetivo é dominar as outras três nações. Somente o Avatar poderia impedi-la, "mas quando o mundo mais precisa dele, ele desapareceu." Seguindo o ciclo de reencarnação, o próximo Avatar deveria nascer entre os Nômades do Ar. Sabendo disso, a Nação do Fogo atacou os nômades do ar e eles foram dizimados. A partir daquele dia ninguém mais viu um dominador de ar, e acredita-se que todos eles morreram.

Entretanto, cem anos passaram e dois irmãos da Tribo da Água, chamados Katara e Sokka, encontram um garoto que estava preso dentro de um iceberg e logo descobrem que o garoto, que atende pelo nome de Aang, é um dominador de ar, além de ser o Avatar que sumiu há cem anos. No desenvolvimento da série, Katara e Sokka ajudam o jovem Aang a encarar o seu destino e a salvar o mundo, pois o Avatar representa a maior ameaça às conquistas da Nação do Fogo e a maior esperança para que o mundo volte ao equilíbrio normal.

Nestas viagens exploram-se os universos psicológicos dos personagens com o desenrolar de suas ações, bem como a crueldade e a falta de escrúpulos da Nação do Fogo em suas manobras políticas no mundo para dominá-lo, além de conspirações e elos entre grupos de pessoas. Romances também são explorados e o desenvolvimento do poder dos personagens é observável episódio a episódio.

Livros:

A série encontra-se estruturada sob a forma de "livros", onde cada episódio é um "capítulo" e cada temporada é um "livro" diferente.

Livro Um: Água


Aang e Appa são acordados por dois irmãos da Tribo da Água do Sul, Katara e Sokka. Aang descobre que a Nação do Fogo começou uma guerra de cem anos antes, logo após o seu desaparecimento. A primeira atitude da Nação do Fogo em sua campanha para a conquista global foi o de lançar um ataque genocida sobre os Nômades do Ar, que levaram toda a raça de Aang à extinção, fazendo-o ser o último dominador de ar vivo. Ele percebe que ele deve cumprir o seu destino de se tornar um Avatar plenamente realizado e restaurar o equilíbrio para o mundo derrotando a Nação do Fogo. Aang se propõe a dominar os três elementos restantes: água, terra e fogo. Com Katara e Sokka, Aang decide ir primeiro ao Pólo Norte para encontrar um mestre dobra d'água. Aang descobre logo que Cometa Sozin, que o Senhor do Fogo Sozin usou como uma fonte de alimentação para iniciar a Guerra dos Cem Anos, voltará no próximo verão, dando o poder suficiente Nação do Fogo para finalmente alcançar a vitória. Aang percebe que ele deve dominar todos os quatro elementos e acabar com a guerra antes deste tempo. Para a maioria de sua viagem para o Pólo Norte, o grupo é perseguido por Zuko, um príncipe banido da Nação do Fogo pelo seu pai Ozai, que é obcecado por capturar Aang para restaurar sua honra perdida.


Livro Dois: Terra

Depois de deixar o Pólo Norte e conseguir dominar a água, Aang viaja para o Reino da Terra para dominar a dobra de terra. Lá, o grupo conhece Toph, um prodígio dobra de terra que se torna a professora de Aang. Os heróis descobrem informações sobre um próximo eclipse solar que deixaria a Nação do Fogo impotente e aberta à invasão. Eles lutam para alcançar o Rei da Terra com esta informação vital, mas são desviados por sequestro de Appa. Zuko, psicologicamente instável, Azula sua irmã, e suas duas amigas Mai e Ty Lee perseguem o grupo enquanto eles lutam para chegar a Ba Sing Se. Homens ligados a Azula dão um golpe que derruba o Rei da Terra e destrói qualquer esperança de uma invasão em larga escala a Nação do Fogo.

Livro Três: Fogo

O grupo se recupera da queda de Ba Sing Se e viaja para o local da invasão planejada. No dia do eclipse solar, o grupo de Aang e mais outros guerreiros lançam uma invasão menor, o que acaba por falhar. Zuko confronta seu pai e as atitudes da Nação do Fogo. Após uma série de eventos, ele consegue ganhar a confiança dos protagonistas e torna-se professor dobra de fogo de Aang. Aang e Zuko descobrem os verdadeiros segredos de domar o fogo dos antigos Guerreiros do Sol; Sokka e Zuko depois viajam para uma prisão na Nação do Fogo chamado de Boiling Rock para resgatar o pai de Suki, um guerreiro da Ilha Kyoshi. No dia do Cometa Sozin, o Senhor do Fogo Ozai aproveita o incrível poder e energia do cometa para começar uma campanha genocida para destruir o resto do mundo. Aang e seus amigos se separaram para enfrentar o auto-proclamado Rei Fênix Ozai e também Azula (prestes a ser coroado como a nova Senhora do Fogo). Aang enfrenta e derrota Ozai. Zuko e Katara derrotam Azula antes de sua coroação. Sokka, Toph, e Suki destroem a frota aérea. Zuko se torna o novo Senhor do Fogo e promete ajudar o mundo a se reconstruir a partir de cem anos de guerra e sofrimento.

O Avatar:

O "Avatar" é o único ser deste mundo que tem controle sobre todos os quatro elementos da natureza (ar, água, terra, e fogo). O poder sobre os elementos é manifestado através das dobras, que são canalizações do "Ch'i" em um elemento específico. Deste modo é possível manipular (ou dominar) um elemento fundamental.

Além de conseguir contactar com o mundo espiritual e de receber orientação de todos os avatares anteriores. Também é um médium, ou seja, é uma ponte entre dois mundos: o mundo material e o mundo espiritual.

O Estado Avatar:

É um fenômeno que ocorre com todos os Avatares, ao se sentir encorajado ou estar perante um momento de ódio, dor, revolta, tensão ou medo. Quando neste estado, o Avatar apresenta poderes surpreendentes, maiores até mesmo que os poderes dos quais ele dispõe normalmente. Este estado é um mecanismo de defesa, designado a dar ao presente Avatar todo o poder e sabedoria de suas vidas passadas.

O brilho que ocorre nos olhos, ao entrar nesse estado, é a combinação de todas as vidas anteriores dele focando a sua respectiva energia em seu corpo, por isso torna-se enormemente poderoso em tal estado.

Não obstante, se no Estado Avatar o Avatar está em seu ponto mais potente, ele também está no seu ponto mais vulnerável: se morto enquanto estiver nesse estado, o ciclo de reencarnação (Tribo da Água, Reino da Terra, Nação do Fogo e Nômades do Ar) é quebrado e o avatar não mais renascerá, deixando de existir no mundo.

Mundo espiritual:

O Mundo Espiritual é uma dimensão paralela à dimensão física. Nela residem os espíritos e as almas dos Avatares que já morreram. Esta dimensão é acessível apenas ao avatar e aos espíritos, porém alguns viventes, Iroh e Sokka, já estiveram lá. No Mundo Espiritual, nenhuma dobra funciona, por mais que o Dobrador tente.

O Avatar é a ponte entre o Mundo Material e o Mundo Espiritual. Quando o Avatar lança seu espírito no Mundo espiritual, seu corpo fica no Mundo Material, e é a única ligação que ele tem para voltar da dimensão dos espíritos.

A dimensão do Mundo Espiritual é desconhecida. Ele pode se limitar a um cenário que lembra um pântano ou ser mil vezes maior do que isso. O que se conhece são alguns espíritos.

Elementos e dobras:




Há quatro elementos que regem o planeta onde se passa a série: Água (水), Terra (土), Fogo (火) e Ar (气).

Os Dobradores são pessoas que canalizam seu 'Chi' em um elemento específico e assim conseguem o manipular (ou dobrar). A base de uma Dobra é uma arte marcial específica, cada dobra tem a sua.

Dobra de Água:

A dobra de Água é baseada em movimentos leves e elegantes que se originaram de uma arte marcial chinesa chamada Tai Chi Chuan. Ela consiste ser defensiva e usa a própria defesa como um poderoso contra-ataque. Assim podemos falar que é uma arte de transformação, também podendo usar os três estados, água, gelo e até mesmo vapor. Uma sub-variedade dessa dobra é a dominação de sangue, que permite ao dobrador controlar o corpo de um ser vivo por meio do sangue e manipulá-lo como a um fantoche. Katara aprendeu (contra a vontade) essa dobra por meio de Hama, uma dobradora enlouquecida. Água é o Elemento da Mudança. Sua fonte é a Lua, foi ela que ensinou a dobra de água, esses primeiros dobradores observavam como a lua empurrava e puxava a água, o espírito da Lua está encarnado e vive no Tribo da Água do Norte como um animal aquático.

Dobra de Terra:

A dobra de Terra é caracterizada por posturas firmes e golpes fortes que se originaram da arte marcial chinesa Hung Gar, do Kung Fu. Essa dobra consiste ser defensiva e ofensiva, porém seus movimentos não são de grande agilidade. É inspirada em dois animais: O tigre para golpes firmes e fortes e a garça é usado no solo de forma suave. Três sub-variedade são a do metal, que foi criada por Toph ao tentar fugir de dois mercenários, a de areia, usada para manipular a areia do deserto, e a dobra de lava quando o avatar Roku faz Dobra de Lava para destruir o templo. Terra é o Elemento da Substância. Sua fonte é a própria terra. Aprenderam a dobra com as toupeira-castores, que não estão em extinção.

Dobra de Fogo:

A dobra de Fogo é caracterizada por ataques de longo alcance, entradas e saídas rápidas de luta, posturas amplas, chutes e defesas circulares e ataques agressivos que tem origem no estilo de Kung Fu Shaolin do Norte. Essa dobra consiste em ser muito ofensiva e usa seu próprio ataque como defesa. Uma sub-variedade é a do relâmpago, que permite o uso de raios, mas é altamente perigosa. Os únicos que conseguem usá-la são Iroh, senhor do fogo Ozai e Azula. Fogo é o Elemento do Poder. Sua fonte é o Sol. Aprenderam a dobra com os dragões, que são apenas 2 atualmente.

Dobra de Ar:

A dobra de ar é baseada no estilo Ba Gua (também chamada de Pa Kua Chang ou Baguazhang), do Kung Fu, e é uma dobra com movimentos defensivos e leves. Essa dobra consiste em ser defensiva e, muito similar a dobra de água, utiliza o ataque do oponente contra ele próprio. Porém, a dobra de ar não é apenas de grande defesa, como tem ataques bastante poderosos, como furacões e tufões. Os Nômades do Ar mais experientes podem usar o ar para super velocidade, voo, criar tornados e o patinete aéreo (técnica criada por Aang). O Ar é o Elemento da Liberdade. Sua fonte é o próprio ar. Aprenderam a dobra com os bisões-voadores, dos quais Aang acreditava que Appa seria o último deles, porém em A lenda de Korra, descobre-se que não, pois Tenzin (um dos filhos de Aang e Katara) também possui um, o Oogie e em um dos episódios conversando com a avatar Korra, o próprio Tenzin dá a entender que ainda existem bisões-voadores escondidos numa caverna.

A Lenda de Korra




Após 70 anos dos eventos de Avatar: A Lenda de Aang , uma rebelde e destemida adolescente da Tribo da Água do Sul chamada Korra, com três dos quatro elementos já dominados (terra, água e fogo), Korra busca dominar o elemento final, ar.

Sua busca a direciona para o epicentro do mundo avatar moderno, Cidade Republica - uma metrópole movida à tecnologia Steampunk. É um cenário onde dobradores e não dobradores vivem e prosperam.

Contudo, Korra descobre que Cidade Republica é atormentada por crimes assim como uma crescente revolução antidobra que ameaça estourar. Sob a tutela do filho de Aang, Tenzin, Korra começa seu treino de dobra de ar enquanto lida com enormes perigos.


Quadrinhos




Paralelamente a sequência animada, a história do Avatar Aang continua em quadrinhos, escritas por Gene Luen Yang e publicada pela editora Dark Horse Comics.

Filme




A série recebeu um filme live action, The Last Airbender (O Último Mestre do Ar, no Brasil).

FONTE: AzArtes

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium