Terça, 22 de janeiro de 2019
(61) 9 8132-2082 | (61) 9 8192-1769 | (61) 9 9581-1957
Livro/Quadrinhos

09/02/2018 ás 09h50 - atualizada em 09/02/2018 ás 18h25

429

Redação

Brasília / DF

Conheça Neil Gaiman autor de Sandman e um dos 10 melhores escritores pós-modernos vivos
Mistério, fantasia e humor requintado. Essas são as linhas que se entrelaçam em todas as tramas de Neil Gaiman, hoje conhecido por ser um dos criadores dos quadrinhos modernos
Conheça Neil Gaiman autor de Sandman e um dos 10 melhores escritores pós-modernos vivos
Reprodução: Foto da Internet

 


Neil Richard MacKinnon Gaiman, mais conhecido como Neil Gaiman, nasceu no Reino Unido em 10 de novembro de 1960 em Hampshire, no Reino Unido, e agora mora nos Estados Unidos perto de Minneapolis. É um autor britânico de romances, quadrinhos e roteiros. Entre suas obras estão "Deuses Americanos" e "Belas Maldições", a segunda em parceria com Terry Pratchett. Seu grande reconhecimento veio com “Sandman”, obra de arte que lhe rende fãs até hoje.


Quando criança, ele descobriu seu amor por livros, leituras e histórias, devorando as obras de CS Lewis, JRR Tolkien, James Branch Cabell, Edgar Allan Poe, Michael Moorcock, Ursula K. LeGuin, Gene Wolfe e GK Chesterton.Gaiman acredita que os bibliotecários promovam um amor ao longo da vida: "Eu não seria quem eu sou sem bibliotecas. Eu era o tipo de criança que devorava livros e os meus momentos mais felizes do que um menino foram quando eu convenci os meus pais para me deixar na biblioteca local no caminho do trabalho, e passei o dia lá. Descobri que os bibliotecários realmente querem ajudá-lo: eles me ensinaram sobre empréstimos entre bibliotecas."


Gaiman começou sua carreira de escritor na Inglaterra como jornalista. Seu primeiro livro foi uma biografia de Duran Duran que levou três meses para escrever, e sua segunda foi uma biografia de Douglas Adams, Do not Panic: The Official Hitcher's Guide to the Galaxy Companion. Gaiman descreve sua escrita inicial: "Eu era muito, muito bom em tomar uma voz que já existia e parodiando ou passando." Violent Cases foi a primeira de muitas colaborações com o artista Dave McKean. Este romance gráfico inicial levou a sua série Black Orchid, publicada pela DC Comics.


Escreveu uma quantidade enorme de HQ's para várias editoras, porém “Sandman” foi e ainda é uma sensação cultural, arrebanhando fãs ardorosos e tornando os quadrinhos respeitáveis a novos públicos. A série começou em 1988 e terminou em 1996, quando Gaiman anunciou simplesmente que a história que começou na primeira edição havia terminado seu curso natural. Todas as 75 edições da série regular foram organizadas em 10 volumes que ainda são impressos e vendem bem.


RELACIONADO:Confira os livros e HQs do Neil Gaiman


A série inovadora Sandman seguiu, coletando um grande número de prêmios dos EUA em sua edição de 75, incluindo nove Prêmios Will Eisner Comic Industry e três Prêmios Harvey. Em 1991, Sandman tornou-se o primeiro quadrinho que recebeu um prêmio literário, o 1991 World Fantasy Award for Best Short Story.


Hoje Neil Gaiman é creditado como um dos criadores de quadrinhos modernos, bem como um autor cujo trabalho atravessa gêneros e atinge público de todas as idades. Ele está listado no Dicionário de Biografia Literária como um dos dez melhores escritores pós-modernos vivos e é um prolífico criador de obras de prosa, poesia, cinema, jornalismo, quadrinhos, letras de músicas e drama.


Gaiman alcançou o status de culto e atraiu a crescente atenção da mídia, com perfis recentes na revista The New Yorker e no CBS News Sunday Morning.

FONTE: AzArtes

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium