Feirinha

Feira de Trocas e Economia Criativa em Vicente Pires

A feira de trocas acontece desde 2011

15/06/2018 08h39Atualizado há 1 ano
Por: André Luiz
Fonte: AzArtes
444
Reprodução: Foto do Bazar das Meninas - Luciana Melo
Reprodução: Foto do Bazar das Meninas - Luciana Melo

O Bazar das Meninas é um evento social e comunitário que visa à troca e o compartilhamento de objetos, informações, experiências, arte e artesanato. A feira de trocas acontece desde 2011, no Guará e já migrou para outras satélites do Distrito Federal, como Samambaia, Ceilândia, Paranoá, São Sebastião, Planaltina e Areal. Em 2018, o projeto foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC, Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal. E então haverão edições em Vicente Pires, Águas Claras, Taguatinga e Guará.

A ideia central do Bazar das Meninas são as trocas, a sustentabilidade e o empoderamento feminino. O intuito é impulsionar a economia criativa de forma a integrar a comunidade local com pessoas de regiões próximas por meio das trocas e do fomento educacional direto, para um consumo consciente e útil das coisas, tanto para indivíduos, como para a sociedade como um todo, alterando atitudes que, em sua grande maioria estão voltadas para o consumo desproporcional, impedindo diretamente a evolução social e comunitária.

Para além da feira de trocas, no BDM, no espaço Tenda Social Mulher, o público participa de rodas de conversa, oficinas e palestras sobre temas vinculados ao resgate da autonomia, autoestima e cidadania das mulheres moradoras das regiões administrativas envolvidas. A TSM é um espaço voltado para a temática feminina, e através das vivências, busca discutir o lugar da mulher no mundo atual.

No evento sempre tem apresentações musicais, normalmente com bandas regionais e saraus abertos a qualquer um que queira mostrar a sua arte no Bazar das Meninas. Em Vicente Pires, serão são distribuídas mudas para plantio comunitário.

O projeto é uma ocupação de espaço público com arte e cidadania de: Nanãn Matos, Noélia Ribeiro, Custódia Wolney (Conselheira de Cultura de Vicente Pires), Conceição Targino, Nara Fontes, Glorinha Silva, Nilva Souza, Flora Benítez e Shiddha Abraxas. E ainda, a oficina de Saúde, “Prática para mulheres” de Suzany Vieira Torres e Rubens Belfort. Roda de Conversa com Tatiane Nascimento, ”eu que sou exótica". Cerimonial com Juliana krause e brinquedos infláveis gratuito para as mamães e papais curtirem a feira com tranquilidade.

Serviço:

Feira de Trocas e Economia Criativa em Vicente Pires
Data: 16/06/18 - 14h às 20h.
Local: Estacionamento da Feira do Produtor, Vicente Pires, Brasília - DF.
Entrada Franca
Classificação Livre

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.