Diversidade

Cartoon Network quebra tabu com casamento LGBTQ+

A representatividade da comunidade LGBT em animações infantis vem se tornando cada dia mais frequentes.

09/07/2018 12h41Atualizado há 1 ano
Por: André Luiz
Fonte: AzArtes
491
Reprodução: Imagem da internet
Reprodução: Imagem da internet

Steven Universo tem trazido à tona inúmeras discussões de inclusão e desta vez surpreendeu mais uma vez.

No último episódio de Steven Universo (série animada do Cartoon Network), as personagens Rubi e Safira causaram ao se casarem.

Em outras animações já haviam mostrado relacionamentos LGBTs, mas essa é a primeira vez em que há um casamento LGBTQ+ em um desenho.

“Quis criar a imagem de um casal gay que se combina junto. Não vemos muito que o amor pode existir entre dois homens ou duas mulheres. Quis criar essa oportunidade igual de amor em uma história infantil. É muito importante que os personagens sejam inclusivos em seus gêneros e a série também”, disse.

Porém as personagens não são homossexuais, apenas se amam, o amor em forma física, “Gems não tem sexo, a aparência são manifestações conscientes de Luz”. Palavras da Perola, outra personagem de Steven Universo.

O casamento é a conclusão de um arco de cinco episódios, que segundo a criadora da série, Rebecca Sugar, estavam sendo desenvolvidos há anos.

"Nós devemos contar a crianças LGBTQ+ que elas pertencem a este mundo, e que elas merecem ser amadas", escreveu Sugar à EW. "Nós não podemos esperar até que uma criança cresça para dizer que ela existe e que a história dela é importante. Estou emocionada pensando nos anos de trabalho incansável de todos nós na equipe, que conduziram a este momento."

A presença inusual de personagens femininas numa série sobre um garoto - todos os personagens principais exceto Steven e Greg são mulheres - é intencional, de acordo com Rebecca Sugar. Ela teve a intenção de "quebrar estereótipos de gênero nos desenhos infantis", pois considerava absurdo que desenhos voltados para meninos fossem fundamentalmente diferentes dos para as meninas.

Steven Universo

Steven Universe é uma série de desenho animado norte-americana criada por Rebecca Sugar para o canal Cartoon Network.

Produzida pelo Cartoon Network Studios, estreou em 4 de novembro de 2013 no Cartoon Network (EUA), 7 de abril de 2014 no Cartoon Network (BR).

A série conta a história de Steven Universo um jovem garoto de 12 anos que vive em Beach City, uma cidadezinha litorânea, com suas três guardiãs: Garnet, Ametista e Pérola. Elas são as Crystal Gems, um grupo de rebeldes intergalácticas e terráqueas, ETs que defendem a Terra contra ameaças alienígenas. O próprio Steven é meio Gem, filho de um homem humano e uma Gem chamada Rose Quartz.

As gems possuem habilidades vindas da energia de suas gems, o corpo físico das Gems é uma manifestação consciente da luz, em Homeworld, planeta natal das Gems seu tamanho indica raridade e status.

Enredo

Cinco mil anos atrás, as Gems do Planeta Natal planejavam um ataque colonizador à Terra, com o objetivo de expandir seu império e aproveitar os recursos naturais daqui. Uma das Gems, porém, se apaixonou pelo nosso planeta, formou um pequeno grupo e liderou uma rebelião contra as outras. Desde então, esse time – as Crystal Gems – cuidam para que a Terra esteja sempre protegida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.