Festival

Caixa Cultural apresenta terceira edição do Festival Internacional de Mulheres

Vasta programação com performances, oficinas e fóruns questionam modelos de masculinidade e inspiram novos comportamentos.

25/07/2018 21h32Atualizado há 1 ano
Por: Joe William
Fonte: AzArtes
275
Reprodução: Foto de Renato Mangolin - O EQUILIBRISTA . FILIPE LIMA
Reprodução: Foto de Renato Mangolin - O EQUILIBRISTA . FILIPE LIMA

A terceira edição do Festival Internacional de Mulheres no Teatro Solos Férteis - The Magdalena Project está em cartaz na Caixa Cultural desde a última segunda-feira (23/7)Além de selecionar obras cênicas relacionadas ao universo feminino, a curadoria do evento trabalha em paralelo  com a narrativa Novas Masculinidades. O projeto é realizado com recursos do FAC ­ (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) e apoios do Instituto Cervantes, Funarte e IESB. A produção é da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas e da TAO Filmes.

Durante o evento, que segue até o dia (29/7), serão promovidos espaços para debates lançando luz ao futuro dos jovens e os exemplos a serem seguidos.  O principal objetivo é romper  com o papel na perpetuação da cultura de violência contra a mulher e tentar introduzir atitudes condizentes com a urbanidade. 

Segundo a curadora do Festival, Luciana Martuchelli, alguns modelos masculinos são arcaicos e precisam ser repensados. “ainda que sejam difundidos pela cultura, devem ser revistos, trabalhados e aprofundados tanto por homens quanto por mulheres”, destaca. 

Entre as  obras selecionadas, El Hombre que Soñó Parir una Niña por el Ombligo, da Colômbia, com direção de Patrícia Ariza e atuação de Carlos Satizábal; Fahrenheit - uma arqueologia sobre novas masculinidades, instalação imersiva com direção de Jill Greenhalgh e Luciana Martuchelli, e atuação de Alejandro Garcés, André Aires, Enio Salles, Filipe Lima, Jackson Bauer, Paulo Peters, Pedro Duarte, Reges Aragão, Ricardo Lopez, Tauã Franco e Victor Abrão; e o espetáculo Equilibrista, com direção de Luciana Martuchelli e atuação de Felipe Lima . 

Confira aqui a programação completa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.