Feliz Aniversário!

Hoje (31) é o aniversário de Harry Potter, mas os presenteados são os amantes da saga literária.

Após 21 anos desde a primeira publicação, Harry Potter ainda conquista uma legião de fãs

Filipe Guedes

Filipe GuedesUm viajante literário. Um leitor incurável.

31/07/2018 08h19Atualizado há 1 ano
Por: Filipe Guedes
Fonte: AzArtes
450
Reprodução: Foto de Filipe Guedes
Reprodução: Foto de Filipe Guedes

Hoje (31) é o aniversário de Harry Potter, mas os presenteados são os amantes da saga literária. Se tudo isso não é magia, não sei o que pode ser.

Histórias sobre bruxaria existem desde sempre. Na era medieval, bruxas eram descobertas ao serem amarradas e jogadas ao rio, se sobrevivessem, seriam consideradas feiticeiras e logo depois sacrificadas, ou seja, morreriam de um jeito ou de outro. Eram criaturas julgadas, no mínimo pela aparência, entre outras maneiras. Contos sobre a idade média são empolgantes, mas talvez não teria sido legal ter vivido aquele período, principalmente para quem vive em pleno século XXI.

O sucesso de Harry Potter trouxe consigo boatos sombrios. Surgiram teorias da saga ser possuída pelo oculto, simplesmente por se tratar sobre bruxaria, pois fazia apologia. Na verdade, a saga de J. K. Rowling representa algo muito maior, diferente de qualquer história sobre feiticeiros da era medieval.

Antes, já haviam diversas histórias sobre bruxas, mas Harry Potter trouxe uma magia diferente para as crianças que cresceram com os livros e os filmes. A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts ensinou os leitores de sua geração a terem mais empatia. Nem todo livro sobre feiticeiros representam algo negativo, ou que alguém interessado no assunto seja ruim.

Em algumas histórias anteriores a Harry Potter também apresentam bruxas boas, mas Rowling, mostra isso de um jeito único. Qualquer criança alfabetizada consegue ler e entender as lições importantes da vida com os livros do bruxinho, com mais facilidade do que um adulto.

Livros infantis são importantes. Harry Potter é mais que bruxaria, apesar de ser um dos pontos principais, mas a importância da amizade e como ela pode superar barreira, algo que, no mundo adulto parece não fazer sentido.

Algo clichê de se dizer, talvez, porém, a história do menino que sobreviveu e se tornou o bruxinho mais querido do mundo ainda conquista fãs a cada novo leitor.

"Embora venhamos de lugares diferentes,falemos línguas diferentes, nossos corações batem como um só." Alvo Dumbledore

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.