Terça, 22 de janeiro de 2019
(61) 9 8132-2082 | (61) 9 8192-1769 | (61) 9 9581-1957
Brasília

07/08/2018 ás 16h07 - atualizada em 14/08/2018 ás 16h07

112

André Luiz

Brasília / DF

Exposição “Pintando e Bordando com encáustica” fica até setembro no Pátio Brasil
Artista Márcia Rosa traz quadros feitos com técnica de pintura da Antiguidade, muito usada no Egito e na Grécia há milhares de anos. Os trabalhos misturam pigmentos com cera quente. Entrada é gratuita.
Exposição “Pintando e Bordando com encáustica” fica até setembro no Pátio Brasil
Reprodução: Qaudro - CIRCUITO de Márcia Rosa

Você já ouviu falar em encáustica? A técnica de pintura foi muito usada na antiguidade e agora pode ser vista no Pátio Brasil, na nova exposição do Pátio Galeria. A artista Márcia Rosa se dedica exclusivamente a criar peças com encáustica, misturando pigmentos e cera tratados a quente, o que produz um efeito de translucidez. A mostra “Pintando e bordando com Encaústica” é gratuita e fica no Pátio Brasil até 1º de setembro.


A palavra encáustica vem do grego Egkaustiké, que significa queimado. A técnica é uma das mais antigas do mundo, do século V a.C., muito usada na Grécia, no Egito e pelos romanos. Nesta prática de pintura, o artista mistura as cores em pó com cera, aquecida e derretida. As criações não têm limites, permitindo múltiplas transparências, texturas, densidades, ricas veladuras, relevos e sobreposições. Pode ainda ser misturada com outras técnicas, multiplicando assim suas possibilidades e versatilidade.


“Márcia Rosa desenvolve uma série de padrões de texturas que se amalgamam com os novos elementos que entram de modo quase natural, como para saciar a necessidade de completude de suas próprias obras”, define a historiadora de artes Vera Pugliese. Já para a artista plástica Marlene Godoy, a mostra no Pátio Galeria traz “composições que  tendem a explodir os limites das obras, compostas de uma série de padrões de texturas, cores, detalhes e minúcias, que às vezes levam mais de meses para serem concluídas”.


SOBRE A ARTISTA 


Márcia Margareth Rosa chegou a capital em 1959, com dois anos de idade.  É pioneira de Brasília. Sua manifestação artística vem desde a infância, quando fazia bonecas de pano, flores de massinha, bordados com linhas e miçangas, macramê, pintura em tecido e arte com retalhos. Começou a pintar em telas na década de 1990, coletando elementos da natureza como sementes, que agregava à sua pintura por meio da massa acrílica.


Desde 2001 dedica-se exclusivamente à arte com encáustica. Ao decorrer dos anos, criou formas peculiares, relacionadas principalmente ao manuseio das ceras, tornando-se membro do Pólo de Artes e Cultura do Altiplano. Das telas já pintadas com encáustica e com o uso de algumas ferramentas, Márcia Rosa extrai fios, tiras, pedaço e raspas que retornam para as próprias telas, juntando-se aos seus traços, em fusão com a cera, e também com chapas de metal, bronze e alumínio.


SERVIÇO


EXPOSIÇÃO PINTANDO E BORDANDO COM ENCÁUSTICA
Data: 7 de agosto a 1º de setembro de 2018
Endereço: Pátio Galeria - 1º piso do Pátio Brasil (Setor Comercial Sul Quadra 07 Bloco A - Asa Sul)
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, de 14h às 20h
Entrada: Gratuita

FONTE: AzArtes

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium