Forró

O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente

Serão festejos diurnos e gratuitos com as presenças de trio de Forró, dupla de repentistas e, para enriquecer, a literatura de cordel também se fará presente

18/08/2018 08h00Atualizado há 1 ano
Por: Caroline Gonçalves
Fonte: AzArtes
280
Chico de Assis e João Santana
Chico de Assis e João Santana

O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente começou nesta sábado (18) e vai até o dia 16 de Setembro. O evento conta com a cultura nordestina a feiras de Ceilândia e Samambaia e acontecem no período diurno, sendo totalmente gratuito. Terá a presença de bandas musicais como o grupo de forró Vital e Forrozão Bambolê e a dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana. Para Vital Sobrinho, do Forrozão Bambolê, “feiras populares são os espaços mais nordestinos das regiões do DF, é nelas que encontramos pratos típicos, roupas e objetos que remontam às tradições do Nordeste”.

Manifestações artísticas são comuns em feiras, “neste contexto, pretendemos reavivar a presença das artes regionais nas feiras do DF”, justifica Vital, também produtor e idealizador do projeto. Para enriquecer a difusão de bens nordestinos, serão distribuídos exemplares de livreto em Literatura de Cordel, de autoria do mestre e poeta Donzílio Luiz, com capa em Xilogravura de Valdério Costa. Sendo assim, “em cada edição de O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente iremos reunir Forró, Repente, Literatura de Cordel, Xilogravura e Poesia Matuta, todos Patrimônios da Cultura Imaterial Brasileira”, comenta Vital.

Vital e Forrozão Bambolê tem sua formação alicerçada no sanfoneiro Vital Sobrinho, que iniciou carreira em Caruaru, passou por São Paulo e em Brasília constituiu o grupo. Seu repertório exalta os principais ritmos do gênero Forró, entre eles o baião, o xote, o xaxado e o arrasta-pé. Enquanto dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana se destaca nos improvisos de raiz nordestina, pelas apresentações em todo o DF, Entorno, tendo circulado por quase todo o Brasil e também no exterior.

Serviço

Programação: O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente

Shows:   Dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana

Trio de Forró Vital e Forrozão Bambolê

Entrada franca, de classificação indicativa livre para todos os públicos e com duração de aproximadamente uma hora.

Sábado, 18 de agosto, a partir das 9h: Feira Permanente da 210 de Samambaia. 

Domingo, 19 de agosto, a partir das 9h: Feira Permanente da 202 de Samambaia. 

Domingo, 26 de agosto, a partir das 10h: Feira Permanente da Guariroba, próximo à Casa do Cantador.

Domingo, 2 de setembro, a partir das 9h: Feira Central de Ceilândia. 

Sábado, 15 de setembro, a partir das 9h: Feira Modelo da 510 de Samambaia. 

Domingo, 16 de setembro, a partir das 10h: Feira Permanente do Setor Ó, na Ceilândia Norte. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.