Quinta, 15 de novembro de 2018
(61) 9 8132-2082 | (61) 9 8192-1769 | (61) 9 9581-1957
Livro/Quadrinhos

24/09/2018 ás 15h16 - atualizada em 24/09/2018 ás 16h18

128

Filipe Guedes

Brasília / DF

Livros de ficção caminham ao lado da realidade
“A realidade é mais estranha do que a ficção, porque a ficção precisa fazer sentido.” ― Lykke Li
Livros de ficção caminham ao lado da realidade
Reprodução: Foto de Filipe Guedes

Parte do universo literário tem ligações com a cultura pop. Mas eles representam muito mais que isso. Seja a história fictícia ou distópica, ela tem sempre algo do mundo real. Tenho observado algumas coisas sobre a realidade. Pessoas diriam que alguns movimentos sociais surgiram na última década, por assim dizer. Mas a existência dos livros mostram que estes fatos estão aí há bastante tempo.


Li O Diário de Anne Frank há algum tempo, muitos também devem conhecer a garotinha judia morta em um campo de concentração durante o holocausto nazista. As mentes mais brilhantes pertencem a infância. As cartas da menina revelam como as crianças reagem em momentos de guerra de forma pura e sensata.


As cartas de Anne Frank não são fictícias. Mas seus pensamentos são semelhantes aos de crianças da ficção, como Lucy Pevensie, de Nárnia. O leão, a a feiticeira e o guarda-roupa também é uma história contada no período da segunda guerra mundial.


No momento em que ganhou uma agenda de aniversário, Anne e sua família estavam prestes a partir para um esconderijo, para escapar da ditadura nazista. Os Frank eram vítimas de perseguição por serem judeus, pessoas comuns.


Escondida no anexo secreto, como Anne costumava chamar o local, em período de guerra, o diário era seu refúgio, como Nárnia era o de Lucy. As cartas escritas entre 12 de junho de 1942 até 1° de agosto de 1944 mostravam a vida e os sonhos de uma garota comum.


Segundo a filosofia, a mente é o local onde o ser humano possui total liberdade. Mesmo com os acontecimentos sombrios em sua volta, Anne mostra que a verdadeira luz não está por vir, mas que ela está presente dentro de cada indivíduo.

FONTE: AzArtes

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Filipe Guedes

Filipe Guedes

Blog/coluna Um viajante literário. Um leitor incurável.
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium