Projeto Social

Projeto Quebrada em Cena traz oportunidades de capacitação profissional para comunidade carcerária

O projeto já realizou duas edições em 2017 e em 2018 e está na sua 3º edição em 2019.

10/10/2019 13h30Atualizado há 1 mês
Por: Caroline Gonçalves
Fonte: Luciano Ribeiro ([email protected])
99
Por - Luciana Ribeiro
Por - Luciana Ribeiro

Com o intuito de utilizar a capacitação profissional como ferramenta de empoderamento social e educacional, o Projeto Quebrada em Cena surgiu em 2017 tendo a visão de seus idealizadores de levar para dentro das Unidades de Internação de Brasília, oportunidades de transformação individual através do aprendizado. Essa é a 3º edição do projeto.

O projeto conta com o apoio da sócio educação oferecendo aos alunos, cursos voltados para produções audiovisuais. São oferecidos cursos de Edição de vídeo; Produção musical; Foto e Filmagem; Web TV e Empreendedorismo Digital, buscando a formação de empreendedores para um mercado promissor que se encontra em plena expansão.

O coordenador do projeto e do Instituto Cultural Caminhos, Stein, relata que os jovens têm a oportunidade de aprender técnicas de filmagem e produção e ainda colocá-las em prática. “No terceiro ano consecutivo, o projeto nas Unidade de Internação de Brasília traz a proposta de fazer com que o jovem se profissionalize, havendo assim uma ressocialização”, diz.

As aulas fogem do modelo tradicional e apostam em metodologias alternativas que permitam uma visão diferenciada do modelo de vídeo padrão, ampliando assim a capacidade de expressão dos alunos. “Várias famílias relataram pelos jovens que saíram das unidades começaram a exercer aquilo que foi aprendido no curso. Alguns já estão trabalhando e tiveram uma mudança não só social, mas dentro das suas casas, entre os familiares. Para gente é muito gratificante participar de um projeto como esse que além de mudar vidas, fazem que eles possam mudar de vida”, relata Tarcísio, professor de audiovisual do projeto.

Nesta 3º edição do Quebrada em Cena, em 2019 serão atendidas, quatro unidades de internação. A perspectiva é atender pelos 360 alunos em Santa Maria, Recanto das Emas, São Sebastião e Brazlândia.

Realizado pelo Instituto Cultural Caminhos, sediado em Santa Maria, o projeto Quebrada em Cena, conta com o apoio da Secretaria da Cultura do DF, a Secretaria de Justiça do DF e a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF. Os cursos serão ofertados para os alunos da Unidade de Internação de Santa Maria - UISM e na Unidade de Internação do Recanto das Emas - UNIRE, de 12 de agosto à 26 setembro e na Unidade de Internação de São Sebastião - UISS e na Unidade de Internação de Brazlândia – UIBRA, de 30 de setembro à 14 novembro.

Confira as redes sociais do projeto:

Facebook: https://www.facebook.com/institutoculturalcaminhos/

Instagram: https://www.instagram.com/institutoculturalcaminhos/

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.