Resenha

O cotidiano de uma brasiliense em "Mosaico de Mim"

Conheça em pequenas histórias o dia a dia em Brasília através do olhar da cronista Vanessa Cattan.

16/10/2019 14h00Atualizado há 4 semanas
Por: Filipe Guedes
Fonte: Mosaico de Mim - Vanessa Cattan
142
Livro
Livro "Mosaico de Mim" - Por Filipe Guedes

Este  é um daqueles livros pequeninos menos de 100 páginas, porém com crônicas incríveis, que se juntar cada conto se torna uma grande história. Daquelas ideais tanto para crianças quanto para adultos. Vanessa Vaz Cattan faz da sua escrita uma espécie de terapia em Mosaico de Mim, título da obra.

É um daqueles livrinhos que a pessoa pode deixar na cabeceira. Desses que você está triste e  então escolhe ver um dos contos para ficar feliz, ou então ler para sua criança para que ela aprenda desde cedo a valorizar as coisas pequenininhas da vida.

O livro começa com a história do Adorável Veraneio, o conto sobre um carro que tem vida e sentimentos, talvez seja a minha favorita. Porém, também amei Boneca Sem Mãe, sobre a história de um brinquedo que sente vontade de brincar. Não posso negar que gostei do Colecionador de Canções, Destino Incerto, Ilusões, Travessuras de Estudantes e Xodó de Cãozinho. 

Descobri que Brasília não foi inspirada no modelo de um avião, mas no de uma borboleta. Os contos de Vanessa faz a gente se identificar porque vivemos no mesmo lugar. O leitor vai observar que as escritas refletem muito a vida do brasiliense.

São crônicas aleatórias (de certa forma). Tem história sobre infância, arte e até sobre o holocausto nazista. Temas como amor e amizade são os mais abordados no universo literário, mas cada um faz isso da sua maneira. Vanessa possui um jeito único de escrever de escrever sobre a vida e mostrar como alguns clichês são necessários.

Tem nostalgia, sonho e vida. Mosaico de Mim são as memórias mais profundas da autora e de pessoas que passaram pela sua vida. Vanessa faz questão de mostrar como Brasília tem uma beleza artística muito forte, e dá espaço a vida do brasiliense de forma simples, mas rica.

Vanessa Vaz Cattan teve sua formação em escolas públicas de Brasília: Escola Classe da 711 Norte, Gisno e a Universidade de Brasília (UnB), onde se formou em Jornalismo em 2006. Atuou na área de comunicação na TV Câmara; no Núcleo de Rádio e TV do Tribunal Superior Eleitoral; e na Rádio Concepto FM, de Buenos Aires.

Como escritora, além de publicar alguns contos e crônicas em jornais, revistas e sites, foi colaboradora em diversas obras literárias. “Mosaico de Mim” é seu primeiro livro solo.

A autora recentemente foi convidada a fazer parte da Academia de Letras e Música do Brasil (ALMUB), onde toma posse no próximo dia 23, e na Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (JEB), onde será empossada no dia 30.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.