Segunda, 28 de Setembro de 2020
(61) 9 8132-2082 | (61) 9 8192-1769
Brasília Podcast

Jovens da Ceilândia criam podcast para abordar sobre questões sociais

O projeto, intitulado Qualé Perifa, tem como objetivo promover a visão periférica nos diversos campos sociais

10/08/2020 16h35 Atualizada há 2 meses
551
Por: Yasmin Rajab Fonte: AzArtes
Jovens da Ceilândia criam podcast para abordar sobre questões sociais

A morte do menino João Pedro durante uma operação policial no Rio de Janeiro em junho deste ano, fez com que três jovens moradores da Ceilândia (DF) decidissem criar um podcast para abordar sobre questões étnico-raciais, sociais e econômicas. 

Após o ocorrido, Breno Pires, Luiz Fillipe e Brian Natã, tiveram a ideia em um contexto de indignação diante do cenário atual, onde ganhou força após um debate entre os membros da equipe em um grupo de Whatsapp. 

Chamado de Qualé Perifa, o projeto possui o objetivo de promover a visão periférica nos diversos campos sociais. O grupo pretende levantar questões que estejam relacionadas à população negra, nas mais diversas temáticas. 

Para o grupo, debater sobre essas questões possui extrema importância nos dias atuais. “Encontramos no podcast a oportunidade de explanar temáticas que abordam o contexto periférico, no sentido de ressaltar que a periferia não é somente palco de pautas midiáticas que levam a criminalidade como única fonte de referência”. 

Criado por Breno, o nome do projeto surgiu por meio do resgate da identidade da periferia com a junção do dialeto encontrado especialmente na região onde moram os três autores.

Levantando a temática apresentada no podcast, a equipe sugeriu alguns filmes e séries que possuem uma abordagem semelhante aos assuntos tratados, confira: 

Corra (2017)

A história gira em torno de um casal interracial formado por um jovem negro (Chris) e sua namorada branca (Rose), que decidem viajar para a casa da família da jovem durante um final de semana para que ela possa apresentá-lo a sua família. Durante a viagem, Chris percebe que há algo de errado com a família, descobrindo fatos muito perturbadores. 

Corra é descrito como um filme de terror sobre racismo, com o objetivo de mostrar o “horror” de viver em um mundo racista. 

Olhos que condenam (2019)

A minissérie original da Netflix mostra a prisão de cinco jovens negros moradores do Harlem que foram injustamente acusados de estuprar uma mulher no Central Park. Eles foram inocentados anos depois, após a amostra de DNA comprovar que o grupo não estava ligado ao crime brutal. 

Histórias Cruzadas (2011)

O filme de drama/romance se passa nos anos 60, em Mississippi, onde uma garota retorna a cidade com o objetivo de se tornar escritora. A jovem então começa a entrevistar algumas mulheres negras que dedicaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca. Na busca por informações, ela entrevista a empregada da melhor amiga, o que desagrada a sociedade. O elenco conta com Emma Stone, Viola Davis e Jessica Chastain. 

Cidade de Deus (2002)

Brasileiro, o filme se passa nas favelas do Rio de Janeiro nos anos de 1970. A produção conta a história de Buscapé, um jovem pobre e negro que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Com o receio de se tornar um bandido, Buscapé decide se tornar fotógrafo por conta de seu talento, o qual permite que ele siga carreira na profissão. Diante disso, ele analisa o dia-a-dia do ambiente que vive, onde a violência aparenta ser infinita. 

O podcast Qualé Perifa está disponível nas plataformas Spotify, SoundCloud, RadioPublic, PocketCast e Youtube através do nome de usuário Qualé Perifa. Os episódios são postados toda segunda-feira, acompanhe.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias