O vídeo de abertura de Tom Clancy's Elite Squad, game mobile da Ubisoft, gerou polêmica nas redes sociais após apresentar a organização que será combatida no game, a Umbra.
O problema levantado por internautas é a associação de simbologias de movimentos sociais da vida real — como o punho erguido do Vidas Negras Importam —, à vilania. Além disso, o game faz com que o jogador comande um grupo paramilitar para combater esses protestos.
A Ubisoft assumiu totalmente seu lado fascista nesse jogo. É literalmente sobre comandar uma força militar e matar integrantes de um movimento igualitário que luta por mudanças, como o Black Lives Matter. Há um personagem que é referência ao Bope. Boicotem. pic.twitter.com/Ehg8S6uF3V
— Rique Sampaio (@RiqueSampaio) August 29, 2020
No trailer, a Umbra é apresentada como uma organização secreta que "quer construir uma nova ordem mundial" usando a revolta popular com as injustiças sociais. O vídeo ainda diz que a Umbra causa "ataques terroristas para gerar mais caos e enfraquecer governos às custas de muitas vidas inocentes" — o que dá a entender que o problema se resume à insatisfação da população.
Para combater os responsáveis pela Umbra, líderes mundiais se reuniram para criar um grupo paramilitar composto por soldados e até mercenários malignos. Segundo o trailer, a ideia é "dar fim à campanha de caos da Umbra".
Um supremacista de 17 anos matou dois manifestantes nos EUA. A @Ubisoft acha incrível a ideia de lançar um game militarizado onde existe a possibilidade de matar manifestantes. Daí os frame do jogo tem símbolos usados pelo Black Lives Matters, estou enojada e com ódio pic.twitter.com/qTbtCVlUl9
— Andreza Delgado (@andrezadelgado) August 29, 2020
A Ubisoft respondeu às críticas dos internautas dizendo: "As imagens que apareceram na sequência de abertura de Tom Clancy's: Elite Squad, com um 'punho erguido', foram insensíveis e prejudiciais, tanto em sua inclusão quanto em como foram retratadas."
Ainda, a empresa relata: "Ouvimos e agradecemos aos jogadores, e a comunidade em geral, que nos indicaram essa falha e pedimos desculpas. Esta imagem será removida na próxima atualização do título nesta terça-feira, 1º de setembro no Android e o mais rápido possível no iOS."
Sobre o posicionamento da Ubisoft, o repórter Nathan Grayson, do Kotaku, disse: "Isso não muda a premissa do jogo, que é a razão pela qual as pessoas ficaram aborrecidas no primeiro lugar, mas vá na fé."
Tom Clancy's Elite Squad está disponível para celulares com sistemas Android e iOS.