Segunda, 28 de Setembro de 2020
(61) 9 8132-2082 | (61) 9 8192-1769
Você sabia? Data Comemorativa

O reconhecimento do Professor de Educação Física passa por uma melhor representação na cultura pop

A data de 1º de setembro foi escolhida por coincidir com a data da Lei nº 9696, que regulamentou a profissão de Educação Física, em 1998.

03/09/2020 23h27 Atualizada há 4 semanas
131
Por: André Luiz Fonte: AzArtes
Reprodução: Imagem da Internet - Euro Treino (episódio de Eu, a patroa e as crianças)
Reprodução: Imagem da Internet - Euro Treino (episódio de Eu, a patroa e as crianças)

No dia 1° de setembro comemora-se o dia do Profissional de Educação Física, uma data relevante para destacar a importância da profissão e do profissional de Educação Física, que colaboram na preparação conjunta de habilidades físicas e mentais de crianças e adultos.

A data foi escolhida por coincidir com a data da Lei nº 9696, que Regulamentou a Profissão de Educação Física, em 1998. E estabeleceu como Profissional de Educação Física as denominações de Preparador físico; Técnico de Esportes, Professor de Educação Física, Personal Trainer, entre outras.

Sejam em escolas, academias, clubes, é uma profissão que prioriza o bem esta, por isso é identificado e reconhecido em diversas áreas de atuação.

O professor de educação física é aquele que explica atividades e técnicas para manter a boa forma e a saúde do corpo. A educação física é uma disciplina escolar, ou um campo acadêmico, onde o professor ensina diversas técnicas e regras de jogos para os indivíduos aprenderem a praticar exercícios ou esportes de forma correta.

A partir disso, gostaria de traçar alguns paralelos, sobre a falta de representatividade desta tão importante profissão na cultura pop. Muitas vezes quando nos deparamos com algum conteúdo que envolva qualquer uma das 11 formas de arte, dificilmente temos o profissional de educação física como destaque, como protagonista.

Salve os casos, em filmes que retratam o esporte que tem o coach, o treinador como personagem principal da trama, mas mesmo assim, nunca vi nada que retrate exatamente o profissional de educação física, sem que há estereótipo impregnando na caracterização do ator para com o personagem. 

Segundo o Mestre em Educação Física, Vitor Tajra por haver uma visão muito “americanizada” em tudo que as pessoas consomem, não há uma verdadeira dimensão do profissional de educação já que lá nos Estados Unidos não existe uma regulamentação legal para a prática da profissão, basta fazer cursos profissionalizantes, que você já está apto para a realização da  atividade.

“O profissional de educação física nesse contexto, ele quase não aparece quando ele aparece, ele aparece estereotipado, como o cara bombado que passa treino. É uma visão que está relacionada ao que se vivencia dentro dessa área, de lidar com o movimento, lidar com exercício físico”, afirma o docente, Vitor Tajra.

Já o recém formado, educador físico, David Fernandes, ressalta a importância da formação aqui no Brasil. “O Professor de Educação Física tem um papel muito importante na vida de crianças, jovens e adultos, justamente por desenvolver a autoestima, promover a saúde, qualidade de vida e ética. Os norte-americanos não tem a figura do profissional de educação física, lá eles têm a figura do treinador, que é totalmente diferente daqui do Brasil”.

Por esses diversos motivos, o reconhecimento da importância do Professor de Educação Física também passar por uma melhor representação na cultura pop de modo geral. Não é por mera coincidência que o símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Mirón, que representa força e dinamismo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias