Segunda, 08 de Março de 2021
(61) 9 8132-2082
Lista Livro

LISTA | Livros do Chuck Palahniuk

Hoje, 21 de Fevereiro é aniversário de Chuck Palahniuk, autor do premiado romance best-seller Clube da luta

21/02/2021 16h44 Atualizada há 2 semanas
153
Por: André Luiz Fonte: AzArtes
Reprodução: Imagem da internet
Reprodução: Imagem da internet

Charles Michael Palahniuk nasceu 21 de fevereiro de 1962 em Pasco, Washington. Ele é o autor do premiado romance best-seller Clube da Luta. Jornalista, descreve seu trabalho de romancista como ficção transgressiva.

Palahniuk começou a escrever ficção por volta dos seus 30 e poucos anos, enquanto participava de workshops para escritores que eram apresentados por Tom Spanbauer, cujo trabalho frequentemente explora questões de sexualidade, raça e os laços que unem pessoas díspares. Spanbauer inspirou amplamente o estilo de escrita minimalista de Palahniuk.

“Monstros Invisíveis”, seu primeiro romance, foi rejeitado por diversas editoras por ser considerado muito macabro e perturbador. Mas foi o Clube da luta publicado em 1996 que o fez ser quem ele é hoje. Palahniuk foi vencedor dos prêmios Melhor Romance Oregon Book Award (1997) e Pacific Northwest Booksellers Association Award (1997) pela obra. Em Clube da Luta ganhou a versão cinematográfica de que atraiu mais atenção à obra. Embora tenha dividido público e crítica, o filme se tornou cult e fez com que milhões de pessoas ficassem curiosas em descobrir a origem de todo aquele incrível delírio.

Palahniuk continua escrevendo até hoje. Ao todo já lançou 23 livros.

No brasil, seus livros são publicados pela editora Leya. Confira abaixo a lista de livros:

Clube da Luta

Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, Clube da luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas ele não faz ideia das consequências que sua criação trará para sua vida e a de todos ao seu redor. Adaptado para o cinema em 1999 por David Fincher, Clube da luta completou 20 anos recentemente, conquistando novos e apaixonados leitores.

Clube da luta 2 (HQ)

A continuação do clássico de Palahniuk surge num formato inovador: em HQ. A história se passa nove anos depois do final do primeiro livro. O casal de protagonistas, que leva uma existência aparentemente normal, mais uma vez terá de rever alguns amigos imaginários que nunca foram embora. Só que agora as consequências podem fugir ainda mais do controle. Comemorando vinte anos da publicação do livro Clube da Luta, Chuck e o aclamado ilustrador Cameron Stewart se juntaram para criar o que já se tornou uma das mais aguardadas HQs da história: o retorno de Tyler Durden.

Invente alguma coisa

Em Invente alguma coisa, Palahniuk revela nas 23 histórias deste livro uma sociedade corrompida e imersa em preconceitos, descortinando como ninguém as patologias do mundo moderno. São narrativas que incomodam e divertem na mesma medida: você pode até sentir repulsa, raiva ou nojo em algumas cenas descritas, mas será inevitável prosseguir com a leitura até a última página.

Palahniuk retorna ao universo de Clube da luta no conto “Expedição”, onde os fãs vão delirar ao reencontrar Tyler Durden numa prévia ao aclamado romance que ganhou adaptação para o cinema e conquistou milhões de pessoas em todo o mundo.  Além de “Expedição, o livro é repleto de contos em que os absurdos da vida e da morte se apresentam em sua plenitude. Em “Zumbis”, os melhores e mais inteligentes alunos de uma escola resolvem aderir à mais louca droga do momento: lobotomia via choque elétrico com desfibriladores cardíacos. Em “Toc-toc”, um filho tenta desesperadamente contar uma última piada sem graça ao pai moribundo, numa tentativa de salvá-lo. Em “Túnel do amor”, um massagista terapêutico começa a fazer sucesso com uma prática curiosa: proporcionar prazer a clientes à beira da morte. Já em “Inclinações”, um grupo de adolescentes resolve passar uma temporada numa clínica que oferece a “cura gay”.

Sobrevivente

Sobrevivente é a trajetória de vida e morte de um fanático religioso, narrada em contagem regressiva: de seu fim desastroso até os dias de infância vivida no distrito da Igreja do Credo, isolado do mundo real. Tender Branson sequestra um avião com destino à Austrália para se suicidar. 

Clímax

Neste livro Palahniuk apresenta um retrato afiado do feminismo, do prazer sexual e do apocalipse do marketing numa narrativa sobre as psiques desconjuntadas de homens e mulheres contemporâneos. Penny Harrigan é uma jovem recém-formada em direito que trabalha no maior escritório de advocacia de Manhattan. Vinda do meio-oeste, ela mora em um apartamentinho no Queens com duas colegas e há tempos não tem nem sinal de vida amorosa. Por isso, imagine o choque que leva quando C. Linus Maxwell – ou “ClíMax”, o megabilionário famoso por casos com as mulheres mais lindas e cobiçadas do planeta – a convida para jantar? Pois ele não só a leva ao restaurante mais badalado de Nova York, como também a uma cobertura em Paris onde, caderneta à mão, começa a conduzi-la por dias e dias de ápices insonháveis de prazer orgásmico. Vai reclamar? Sim: Penny descobre que é a cobaia na etapa final de pesquisa e desenvolvimento da Beautiful You, uma linha de apetrechos sexuais que serão vendidos às mulheres do mundo todo numa cadeia multinacional de lojas. Milhões de mulheres fazem fila para abastecer-se do catálogo de aparelhinhos, tão potentes e eficazes que, por todo o globo, elas chegam em casa, trancam-se no quarto e não saem mais – a não ser quando precisam de pilhas. Alguém precisa deter o plano de Maxwell de dominar o mundo usando o prazer erótico. Mas como?

Condenada

“Está aí, Satã? Sou eu, Madison.” É assim que sempre se apresenta a narradora de 13 anos de Condenada. A menina é filha de um bilionário e de uma atriz de cinema narcisista, e morre por overdose de maconha. No inferno, a condenada Madison partilha sua danação com um grupo distinto e inusitado de pecadores: uma líder de torcida, um jogador de futebol americano, um nerd com conhecimentos surpreendentes da história mundial e um roqueiro punk de cabelo azul. Ao longo do caminho, Madison procura entender sua vida, sua morte, seus pecados e sua adolescência perdida – tudo isso enquanto tenta obter a atenção de Satã. Primeiro livro de uma trilogia, em Condenada Chuck Palahniuk desenvolve uma sombria, irreverente, hilária e brilhante sátira sobre adolescência, a morte e, claro, a vida.

Maldita

Madison Spencer, a menina morta mais animada do inferno, prossegue com sua aventura iniciada em Condenada. Depois de um ritual de Halloween que deu errado, Madison fica presa no purgatório. Ela pode ver e ouvir cada detalhe do mundo que deixou para trás, no entanto é invisível para todos os que ainda estão vivos. À medida que Madison revisita a dolorosa verdade sobre os acontecimentos que a levaram a estar onde está, sua saga de condenação eterna assume um novo e sinistro significado. Satanás estava de olho em Madis desde o início: por meio dela e de seus pais, verdadeiras celebridades narcisistas, ele planeja projetar uma era de condenação eterna. Para todos.

No sufoco

Victor Mancini concebeu um golpe complexo para pagar as contas na casa de repouso da mãe: vá a um restaurante grã-fino, finja que se engasga comendo e deixe uma pessoa “salvá-lo”; ela vai se sentir responsável por você, até financeiramente, pelo resto da vida. Multiplique isso umas cem vezes, e os cheques vão chegar pelo correio em fluxo constante. Victor também trabalha num parque temático com um bando de figuras medíocres, ronda grupos de viciados em sexo para curtir as viciadas e visita a mãe convalescente, cujo Alzheimer esconde um segredo fantástico sobre sua concepção.

Assombro

Assombro é um romance de histórias construído a partir de 23 contos horripilantes, divertidos e de revirar o estômago. Eles foram contados por pessoas que responderam a um anúncio literário que propunha uma experiência semelhante ao do programa Survivor, em que o anfitrião controla as fontes de aquecimento, energia e comida. Na medida em que os contadores de histórias ficam mais desesperados, seus contos se tornam mais extremos, já que eles fariam de tudo para desenvolver a trama mais chocante para ganhar o reality show. Com certeza um dos livros mais perturbadores de todos os tempos, que só poderia ter saído de uma mente como a de Chuck Palahniuk.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias