No dia 2 de abril é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para celebrar a literatura infantil e homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen autor dos contos infantis, “Soldadinho de Chumbo”, “Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Roupa Nova do Rei”, entre outros.
É nessa data que nações de vários países realizam eventos para celebrar o livro infantil com o objetivo de despertar o interesse das crianças pela leitura.
Geralmente, essa celebração acontece através das inspirações de escolas, editoras, bibliotecas públicas e órgãos governamentais.
Para comemorar esse dia, nada melhor do que indicar um livro para uma criança, né? Um não, 5! Veja abaixo as principais obras do escritor Hans Christian Andersen:
A rainha da neve
O conto gira em torno da luta entre o bem e o mal, as trevas da razão fria e o calor do coração humano, vivida por um menino e uma menina, Kai e Gerda.
A pequena sereia
O livro conta que quando a sereia fez 15 anos subiu à superfície dos mares para conhecer os humanos. Foi nesse momento que viu um navio onde viajava um príncipe que prendeu sua atenção.
O soldadinho de chumbo
Esta é a comovente história de um soldadinho de chumbo apaixonado por uma bailarina de papel. A coragem e o senso de dever do soldadinho caminham lado a lado com a determinação da busca do objetivo de sua vida: o verdadeiro amor.
O patinho feio
Um filhote de cisne é chocado no ninho de uma pata. Por ser diferente dos demais filhotes, o pobrezinho é perseguido, ofendido e maltratado por todos os patos e outras aves.
Um dia, cansado de tanta humilhação, foge do ninho. Durante a sua jornada, ele para em vários lugares, mas é mal tratado em todos que passava. Por fim, uma família de camponeses o encontra e ajuda-o acolhendo durante o inverno. Mas a família tem um gato que expulsou o patinho.
A Polegarzinha
Uma mulher queria ter um filho, mas sem saber como, pediu ajuda a uma bruxa. A bruxa deu a ela uma semente de cevada e mandou plantá-la. Pouco depois, uma grande tulipa cresceu. Quando se abriu, a mulher descobriu uma menina pequena, não maior que o polegar. Ela a chamou de a polegarzinha.
Incentive uma criança a ter o hábito da leitura. Bons conteúdos se lidos desde cedo transformam em novas ideias para o crescimento pessoal, principalmente.